segunda-feira, 20 de maio de 2013

SISTEMA SOLAR

Hoje, nós vamos falar sobre os planetas do Sistema Solar e suas características.

MERCÚRIO

Mercúrio é o planeta mais interior do Sistema Solar. Dizem, que um dia lá, significa 58,65 dias terrestres, e um "ano" , significa 87,95 dias terrestres. Como planeta mais perto do Sol, deveria ser o mais quente, mas não é pois sua atmosfera não "esquenta" muito seu interior.
VÊNUS

Sabe-se que no passado Vênus sofreu uma intensa atividade vulcânica e pensa-se que ainda poderá ocorrer a expulsão de gases e de lava. Vênus, o segundo planeta do sistema solar por ordem de distância ao Sol, é o que pode aproximar-se mais da Terra e o astro mais luminoso do nosso céu, depois do Sol e da Lua. A órbita que o planeta percorre em 225 dias é praticamente circular. Um "dia" lá dura quase 243 dias terrestres. Ele tem entre 500º C, sendo o planeta mais quente do Sistema Solar.
TERRA

Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, sólido, e gasoso. Também, na Terra, existem seres vivos, no caso, nós.


MARTE

Conhecido pela sua característica coloração avermelhada, o planeta gira em volta do Sol a uma distância média de 228 milhões de quilómetros. Ele demora 686,98 dias para dar uma volta completa em redor do Sol.

JÚPITER

O planeta gigante é o centro de um sistema composto por 63 satélites e um fino e pequeno anel. Embora Vênus o supere em esplendor no céu da aurora. Tem o nome do rei dos deuses da tradição greco-romana, situado a uma distância média do Sol de 778,33 milhões Km, demora 11,86 anos a dar uma volta.


SATURNO

Até 1977, foi mais conhecido pela particularidade de ser o único planeta rodeado por um sistema de anéis. A partir de então, graças às avançadas observações realizadas a partir da Terra e às fascinantes descobertas.Depois de Júpiter, Saturno é o maior planeta, com uma massa e um volume 95 e 844 vezes.Em Saturno também se observam várias formações semelhantes a ciclones, de cor parda ou clara, embora nenhuma comparável à Grande Mancha Vermelha de Júpiter. Trata-se de óvalos de cerca de 1.200 Km, de duração breve e presentes apenas nas latitudes altas.

URANO


  O primeiro dos planetas descobertos na época moderna, só é visível à vista desarmada em condições especialmente favoráveis.o planeta Urano pode considerar-se irmão gémeo do longínquo Netuno. A coloração verde azulada da atmosfera deve-se à abundância de metano gasoso (2% das moléculas) que absorve a luz do Sol.


NETUNO



A órbita de Netuno situa-se a uma distância de 4.497 milhões de Quilómetros do Sol e para completar uma volta necessita de 165 anos. Assim, desde que foi descoberto (em Setembro de 1846) ainda não descreveu uma volta completa em redor do Sol. O planeta possui uma massa 17 vezes superior à da Terra, e uma densidade média igual a 1,64 vezes a da água. Como todos os gigantes gasosos, não apresenta uma separação nítida entre uma atmosfera gasosa e uma superfície sólida.

Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Os-planetas.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário